Recursos humanos e cloud – uma nova era

O trabalho dos recursos humanos é, historicamente, associado a rotinas e burocracias. Um trabalho que se repete vezes e vezes sem conta, que envolve infindáveis folhas de papel, e que está presente desde que o colaborador entra na empresa. Tudo isto tira várias horas aos responsáveis de recursos humanos. Pois este cenário é cada vez mais diferente. O que tornou tudo isto possível? Simples: a cloud

O Cloud computing oferece vários benefícios em áreas funcionais e tem deixado a sua marca no sector dos recursos humanos. O crescimento das soluções cloud originaram sobretudo a queda das soluções proprietárias e on-premisse.

As soluções SAP SuccessFactors surgem neste mercado como a tecnologia de ponta que está a revolucionar a forma dos RH funcionarem, eliminando tarefas burocráticas e trabalho de back-office, para oferecer um maior dinamismo e fazer com que os responsáveis de recursos humanos se foquem nas soluções que realmente interessam.

Antes da cloud, os responsáveis pela contratação de pessoas ficavam com a cabeça em água ao ter de andar atrás dos funcionários para preenchimento de formulários. Hoje em dia, são eles que comandam este ponto, tendo sempre ao dispor dos funcionários todas as informações sobre os mesmos, em tempo-real e em qualquer lugar. Com a cloud, foram eliminadas vários processos burocráticos, tendo existido um autentico boost da produtividade.

Também os problemas informáticos diminuíram, dado todos os sistemas estarem alojados na cloud, sendo responsabilidade de empresas que possuem equipas com know-how especializados e equipamentos topo de gama, que possuem uma correta manutenção. Este maior controlo dos sistemas informáticos faz com que a probabilidade de falha de sistema diminua drasticamente.

Outro dos pontos cruciais dos novos sistemas cloud, e algo que os principais fornecedores têm como bandeira, é a intuitividade dos sistemas. Os fornecedores de software cloud dedicaram um grande investimento em criar uma experiência de utilização intuitiva e móvel, tornando a adoção mais fácil, sobretudo dos utilizadores mais jovens.

Olhando para o futuro da cloud nos RH, podemos sublinhar com toda a certeza de que será uma tecnologia cada vez mais estratégica. Os responsáveis de recursos humanos vão-se reposicionar dentro das organizações, contribuindo com mais valor, ao ter mais tempo para pensar estrategicamente.