Da ficção a vida real

Já ouviram falar do Vibranium? é um metal fictício inventado pela Marvel Comics que compõe os factos dos super herois, que todos conhecemos.

O que provavelmente não conhecem é o Grafeno, este material que pode ser considerado tão ou mais revolucionário que o plástico e o silício! É o material mais forte que já encontraram, composto por uma folha plana de átomos de carbono densamente compactados em uma grade de duas dimensões, é também muito leve e quase transparente.

Agora, qual é a ligação entre o Vibranium e o Grafeno?

Ora bem, o Vibranium é um dos metais mais poderosos do universo Marvel Comics, capaz de absorver som e redirecionar energia cinética — é um dos elementos que compõem o escudo do Capitão América.

O grafeno é o Vibranium da vida real: em dezembro de 2017, uma pesquisa publicada pelo periódico científico Nature Nanotechnology detalhou um novo tipo de material muito leve e flexível, que se torna instantaneamente duro como um diamante quando sofre um impacto muito forte.  O Grafeno, uma variação do material de carbono combina duas camadas adjacentes de carbono flexível, cada uma em escala de átomos de espessura. Quando deformadas por energia balística ou qualquer pressão externa súbita essas faixas juntam-se para se tornarem rígidas e virtualmente impenetráveis.

Os cientistas dizem que o material pode ser usado para criar novos revestimentos e armaduras para soldados, veículos e até mesmo para naves. Este estudo está a ser financiado pelo Escritório de Ciências Energéticas Básicas do Departamento de Energia dos Estados Unidos.